Psicologia
A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões da vida do ser humano. Trata-se da ciência que busca compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa.
Através da Psicoterapia, é possível trabalhar questões com o foco em ajudar um indivíduo, casais, crianças ou até mesmo grupo de pessoas a resolver questões emocionais.
Crianças
A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais.
Jovens
A psicoterapia com os jovens é importante para que seja trabalhado toda e qualquer dúvida sobre fatos que a vida proporciona a eles em diversas situações em ambiente familiar, escolar ou com amigos.
Adultos
A psicoterapia com o adulto é realizada em casos de conflitos no ambiente de trabalho, conjugal, familiar social ou aceitação/entendimento do nível intelectual e cultural.
Casal
A Terapia de casal é um momento para crescer, aprender e se conhecer de modo mais profundo. Um lugar onde ambos terão possibilidade de enxergar as qualidades, pontos que precisam melhorar, padrões disfuncionais, vulnerabilidades e carências de si e do outro. Com a evolução da terapia, vão notar que a estrutura de sua união melhorou se tornando mais leve e sadia. A psicoterapia é realizada com foco no autoconhecimento. Trabalhar dessa maneira, minimiza a expectativa que a finalidade seja mudar o parceiro, passando a focar na mudança de cada um e na forma como relacionam-se.
Idoso
Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, sem dúvida, acontecem e merecem atenção e consideração. Por isso é muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista o psicológico. Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e possível de ser bem vivida é uma tarefa de todos nós. Visando um bem-estar físico, social e psicológico, algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas encontra-se a psicoterapia, seja ela individual ou em grupo.
O processo psicoterapêutico pode auxiliar também o idoso a entender melhor sobre sua condição de saúde, o uso de medicamentos e tratamentos médicos, que por vezes esteja se submetendo, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados por problemas como depressão e ansiedade, por exemplo, comuns nessa faixa etária.
A psicoterapia com o idoso visa também beneficiar os cuidadores e a família, uma vez que ao se cuidar, ao se dar o devido valor, ao saber se posicionar melhor frente às adversidades da vida, a pessoa saberá também lidar de maneira mais adequada e adaptada com todos os que com ela convivem.
Transtorno do Aspectro Autisma (TEA)
Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento gerando grandes prejuízos na comunicação, interação social e aprendizagem. A abordagem mais utilizada para realizar intervenções e a Teoria ABA, que seria “Análise do Comportamento Aplicada”.
Na terapia ABA o foco é no comportamento, sendo realizada uma avaliação do histórico comportamental, levando em consideração toda a individualidade e necessidade de cada individuo para traçar o melhor plano de intervenção com foco no desenvolvimento das habilidades necessárias.